Laboratório de Ciência da Computação

O Curso de Ciência da Computação implantou ao longo do ano de 2015 o LCC – Laboratório de Ciência da Computação, dedicado para atividades de ensino, treinamento e pesquisa. A adequação do espaço foi viabilizada com verba de projeto Faperj, sob a coordenação da Prof. Rosa Costa. Uma parte da infraestrutura foi doada pela empresa Globo.com e outra pela empresa Accenture. O espaço foi cedido pelo Departamento de Representação Gráfica do IME/UERJ, que por sua vez teve viabilizada a adequação de 3 salas de aula e desenho. O LCC está localizado na sala 6023 no bloco F.


O LCC conta com:

  • Um laboratório de pesquisa, onde atividades de pesquisa em Ciência da Computação serão hospedadas, com foco principal em atividades de Iniciação Científica e Tecnológica e Projetos de Graduação, bem como Estágio Interno Complementar. Os projetos hospedados dispõem de computadores, diversos sensores, óculos 3D e software específico.
  • Uma sala para 56 alunos, estrutura para aulas práticas em Ciência da Computação. As 20 computadores foram viabilizados por projeto Faperj, com a coordenação do prof. Marcus Tovar.
  • Uma sala para 45 alunos, estrutura para aulas práticas em Ciência da Computação.

Projetores, switch de acesso, sistemas de câmeras, controle biométrico, interfone foram viabilizados por projeto Faperj coordenado pelo prof. Alexandre Sztajnberg.

O quandro de energia foi viabilizado por projeto da prof. Narcisa Santos.

O laboratório também abriga a UDT LCC, que desenvolve projetos e oferece cursos em ciência da computação com alto valor de pesquisa agregado. 

Acesso e Utilização

Localizado na sala 6023 do bloco F, o complexo do Laboratório de Ciência da Computação (LCC) apresenta uma porta de ferro com três fechaduras, sendo duas do tipo tetra (a de cima e a de baixo). Esta porta limita o acesso ao corredor que dá acesso as duas salas de aula e ao laboratório.

As portas das salas de aula e do laboratório apresentam duas fechaduras do tipo tetra para maior segurança. O laboratório, além das duas fechaduras tetra, apresenta também um controle de acesso do tipo biométrico que controla e libera o acesso ao pessoal autorizado.

Todas as salas são equipadas com ar-condicionado e iluminação independentes, que devem ser desligados ao término do uso. O laboratório e uma das salas de aula apresenta janelas com cortinas, estas janelas devem permanecer fechadas (não abrir) para evitar a entrada de sujeira ou até mesmo chuva.

O laboratório apresenta sistema fechado de câmeras nos acessos e nas salas, para o monitoramento e segurança do local. Os usuários com acesso ao CPD deverão verificar se o sistema está ativo para uma melhor segurança. Caso perceba que o sistema está fora do ar deverá informar imediatamente aos responsáveis.

Laboratório

Os usuários deverão manter a fechadura do meio (não-tetra) da porta azul (porta de ferro) trancada, salvo quando estiver tendo aula e o acesso as salas deva ficar liberado para os alunos. As fechaduras tetra precisam ser abertas no início do expediente e trancadas ao final, porém antes de trancar as fechaduras tetra os usuários devem verificar se não há usuários sem as chaves no local. Para acessar a área do LCC o usuário deverá destrancar a fechadura central, lembrando de trancá-la novamente ao entrar ou sair por questões de segurança, exceto quando as salas de aula estiverem sendo usadas como já mencionado.

Os usuários do laboratório devem destrancar a fechadura tetra superior e efetuar a identificação no controle biométrico.  A porta do laboratório de pesquisa deve ser mantida sempre fechada, para isso os usuários devem verificar se a porta está trancada tanto ao entrarem quanto saírem, pois o controle biométrico leva um tempo para travar novamente, por isso deve-se esperar alguns segundos até a fechadura emitir um som indicando o travamento e então fechar e verificar se a mesma está trancada. Enquanto alguém estiver dentro do laboratório o mesmo poderá ficar com a fechadura tetra superior destrancada, o acesso será controlado apenas pelo controle biométrico. O último a sair do laboratório deverá trancar a fechadura tetra superior, mesmo que seja por pouco tempo (por questões de segurança o laboratório deve ficar com a fechadura tetra trancada sempre que estiver vazio).

O laboratório é equipado com dois aparelhos de ar-condicionado controlados individualmente por botões localizados abaixo dos mesmo em altura compatível. Caso sejam ligados deverão ser desligados quando o último usuário sair do laboratório, assim como as luzes deverão ser apagadas.

O CPD localizado dentro do laboratório só deverá ser acessado caso uma das pessoas responsáveis permita ou instrua para a realização de algum procedimento necessário para a utilização do laboratório. O primeiro usuário a chegar deverá ligar o ar-condicionado da mesma e o último a sair do laboratório deverá desligá-lo, verificando apenas se ninguém mais irá acessa o laboratório no dia (fim do expediente).

Salas de Aula

Uma cópia das fechaduras tetras da porta de ferro ficará na direção do IME e eles serão responsáveis por abrir no início do expediente e fechar ao final. Essas chaves não deverão ser emprestadas, para que somente o pessoal autorizado tenha acesso incondicional ao local (usuários específicos do laboratório). Caso um professor precise acessar uma das salas e essas fechaduras ainda se encontre trancada, alguém da direção ou da secretaria do IME deverá abrir e retornar com as chaves para a direção, não entregando a chave ao solicitante por medida de segurança.

Os usuários que necessitarem utilizar uma das salas de aula deverá solicitar na direção do IME as chaves referentes a sala desejada que conterá uma cópia da fechadura do meio do portão de ferro e a chave tetra (abre as duas fechaduras da sala) da respectiva sala de aula, o controle remoto do projetor e no caso da sala 1 também o controle do ar-condicionado. O usuário que solicitou as chaves na direção será identificado e registrado como responsável pelas chaves e equipamentos da sala, logo o mesmo deverá zelar pelo local evitando deixar o local com pessoas desconhecidas sem sua presença ou de alguém de sua confiança.

A sala 1 é equipada com ar-condicionado controlado por controle remoto (será entregue junto com as chaves da sala). O usuário responsável deverá desligar todos os equipamentos (ar-condicionado, projetor e computadores) e as luzes da sala antes de sair, assim como trancar as duas fechaduras da sala, e caso a outra sala não esteja sendo usada deverá trancar também a fechadura do meio da porta de ferro. Por fim, o usuário deverá devolver o kit recebido (chaves e controles) na direção para que a devolução seja registrada.

A sala 2 é equipada com 3 ar-condicionados controlados individualmente por botões localizados abaixo dos mesmo em altura compatível. O usuário responsável deverá desligar todos os equipamentos (ar-condicionado, projetor e computadores) e as luzes da sala antes de sair, assim como trancar as duas fechaduras da sala, e caso a outra sala não esteja sendo usada deverá trancar também a fechadura do meio da porta de ferro. Por fim, o usuário deverá devolver o kit recebido (chaves e controles) na direção para que a devolução seja registrada.

Termo de Confidencialidade e Sigilo

Todos (alunos e orientadores) para terem permissão para acessar o laboratório de pesquisa do LCC deverão baixar, imprimir, ler, preencher, assinar e entregar o Termo de Confidencialidade em pelo menos duas vias, para uma das pessoas responsáveis pelo laboratório (Wellington Rodrigo ou Alexandre Sztajnberg). Só depois de entregar o termo assinado que o mesmo poderá agendar o cadastramento de sua biometria para acesso ao laboratório.

DOCUMENTOS:

Termo de Confidencialidade e Sigilo em DOC
Termo de Confidencialidade e Sigilo em DOCX
Termo de Confidencialidade e Sigilo em PDF

Termo de Responsabilidade do Aluno (Sala de Pesquisa)

Todo aluno que receber permissão para acessar o laboratório de pesquisa do LCC deverá baixar, imprimir, ler, preencher, assinar e entregar o Termo de Responsabilidade em duas vias, para uma das pessoas responsáveis pelo laboratório (Wellington Rodrigo ou Alexandre Sztajnberg). Só depois de entregar o termo assinado que o aluno poderá agendar o cadastramento de sua biometria para acesso ao laboratório.

Documentos:

Termo de Responsabilidade do Aluno em DOC
Termo de Responsabilidade do Aluno em DOCX
Termo de Responsabilidade do Aluno em PDF

Termo de Responsabilidade do Orientador (Sala de Pesquisa)

Para ter acesso ao laboratório de pesquisa do LCC (e/ou dar acesso aos seus orientados) o orientador deve  baixar, imprimir, ler, preencher, assinar e entregar o Termo de Responsabilidade em pelo menos duas vias, para uma das pessoas responsáveis pelo laboratório (Wellington Rodrigo ou Alexandre Sztajnberg). Depois de entregar o termo assinado o orientador poderá agendar o cadastramento de sua biometria para acesso ao laboratório.

Documentos:

Termo de Responsabilidade do Orientador em DOC
Termo de Responsabilidade do Orientador em DOCX
Termo de Responsabilidade do Orientador em PDF

Termo de Responsabilidade do Professor (Salas de Aula)

Para fazer uso das salas de aula do LCC o professor deve baixar, imprimir, ler, preencher, assinar e entregar o Termo de Responsabilidade em pelo menos duas vias, para uma das pessoas responsáveis pelo laboratório (Wellington Rodrigo ou Alexandre Sztajnberg) ou para a Direção do IME. Observe que para ter acesso ao laboratório de pesquisa o professor deve preencher o termo de responsabilidade específico e agendar o cadastramento da biometria.

Documentos:

Termo de Responsabilidade do Professor em DOC
Termo de Responsabilidade do Professor em DOCX
Termo de Responsabilidade do Professor em PDF