Autor: Professor Alexandre Rojas
O objetivo deste projeto é remasterizar uma distribuição Linux (sistema operacional livre) incluindo funcionalidades que permitam aos alunos dos cursos de graduação de base tecnológica manter o apoio computacional de seu curso sem a necessidade do uso de softwares proprietários.
Projeto Software Livre
Autor: Professor Alexandre Rojas
As Oficinas Instrumentais de Linux e Software Livre têm o propósito de apresentar os alunos ao Linux, ensinando-lhes a instalar, administrar e personalizar o sistema. Tratamos de repositórios, permissões root, particionamento para dual-boot e customização dos elementos de interface.
é o primeiro contato de muitos com o ambiente open source.
Projeto WxMaxima
Autor: Professor Alexandre Rojas
O objetivo do projeto é trabalhar o ensino da matemática o através de uma estratégia educacional que mobilize no aluno para o uso de inéditas características de curiosidade, entendimento e até mesmo prazer na medida em que poderá se relacionar com representações gráficas de seus erros e acertos na manipulação das representações algébricas, sem perda das características de abstração que precisam estar subjacentes à aprendizagem da linguagem matemática.
Já se encontra em desenvolvimento material didático tratando do aprendizado de matemática usando um software de computação algébrica – Máxima.
IOBAC: Interpretação orientada a objetos e baseada em conhecimento de dados obtidos por sensores remotos
Autor: Guilherme Lucio Abelha Mota
O projeto IOBAC visa à investigação, ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de métodos de interpretação orientada a objetos e de classificação baseada em conhecimento de dados obtidos por sensores remotos, duas abordagens complementares e emergentes na área de interpretação de imagens de sensores remotos. No IOBAC, as abordagens anteriormente mencionadas são conjugadas em diferentes problemas de sensoriamento remoto. Atualmente são investigados os seguintes problemas: classificação de sequências de imagens multitemporais e classificação fisiográfica do relevo submarino. Este projeto é financiado pela Faperj.
SMAI: Sistema Móvel de Assistência ao Idoso
Autor: Professor Alexandre Sztajnberg
O Sistema Móvel de Assistência ao Idoso (SMAI) está sendo desenvolvido em colaboração com o NAI/UNATI/UERJ. Os objetivos deste projeto se baseiam no monitoramento de pacientes idosos com doenças crônico-degenerativas e a avaliação de benefícios do uso da tecnologia para o auxílio de médicos, pacientes e cuidadores. Com isso, buscamos facilitar a interação paciente e serviços de saúde, com um atendimento eficiente e móvel.