Atenção:

  • Matéria das provas: toda a matéria abordada em sala de aula e os capítulos dos livros-texto relativos à matéria (confirmação em sala de aula).
  • As provas são realizadas no horário da aula.
  • Não é permitido nenhum tipo de consulta.
Evento

Data 

Obs 

Início aulas

    10 / Ago

  ---

Trabalho 1

    18 / Out

  Página Web

Trabalho 2

    28 / Out

  Criação e término de processos (Shell)

Trabalho 3

    22 / Nov

  Criação e término de threads, memória compartilhada e monitores

Trabalho 4

    <ainda não definido >

Prova 1

    04 / Out (2ª.f)

  Toda a matéria até a aula anterior. 
  Trazer papel para a resolução das questões 

Prova 2

    03 / Dez  (6ª.f)

  Toda a matéria não cobrada na 1a prova 
  Trazer papel para resolução das questões.

2a chamada

    Toda a matéria (horário da aula)

Fim aulas

    10 / Dez 

 ---

Final

    13 / Dez  (2ª.f)

  Toda a matéria (horário da aula)

Fim período

    21 / Dez 

 ---



Seqüência de aulas:

Aula

Data

Conteúdo

Observação

1

  Introdução ao curso. Arquitetura de computadores

 
2

  Arquitetura de computadores

 
3

  Estruturas de SO. evolução dos SOs

 
4

  Conceitos básicos de multiprogramação. interrupções.

 
5

  Interrupções. estruturas de E/S. proteção (CPU/ memória /E-S)

 
6

  Processo de boot. chamadas ao SO. arquiteturas de SO

 
7

  Processos: introdução. Tracing

 
8

  Processos: conceito/PCB/chaveamento/criação

 
9

  Processos: PCB, criação. Fork no UNIX

 
10

  Processos Concorrentes: conceitos básicos. Exclusão Mútua. Problemas

 
11

  Programação Concorrente: tentativas de Djikstra (1 e 2) / tracing

 
12

  Programação Concorrente: tentativas de Djikstra (3 e 4)

 
13

  Programação Concorrente: soluções de Dekker e Peterson

 
14

  Infra-estrutura para programação concorrente: Hardware / Semáforas

 
15

  Problema - Produtores e Consumidores  versão ad hoc / semáforos de contagem

 
16

  Problema - Produtores e consumidores - solução completa. Redes de Petri

 
17

  Solução de problemas de concorrência com Redes de Petri.

 
18

  Monitores - conceitos e programação. Produtores e Consumidores com monitores

 
19

  Problema - Leitores e Escritores. Solução com monitores.

 
20

  Deadlock. Problema - Filósofos.

 
21

  Escalonamento - introdução. Políticas não-preemptivas

 
22

  Escalonamento. Políticas preemptivas.

 



Atualizado em 29/08/2010 por Alexandre Sztajnberg