Orientação de Projeto Final
Prof. Alexandre Sztajnberg
Prazos
- O contato inicial deve ser feito preferencialmente 12 meses antes da data da defesa
- O projeto deve ser iniciado preferencialmente 12 meses antes da data (pretendida) para defesa
- O projeto deve ter preferencialmente duração mínima de 9 meses e máxima de 24 meses
Partes exigidas
- Partes conceituais (estudo dos conceitos evolvidos diretamente ou relacionados)
- Programação (o projeto deve ter necessariamente uma parte de programação em UNIX ou Windows, com C, C++, Perl, ADA, Java, Pascal ou algma OOL)
- Documentação do projeto
Postura do aluno ou grupo
- Disponibilidade para realizar o projeto e forte desejo de terminar o projeto
- Assiduidade nas reuniões com o orientador
- Relatórios ou atas do que foi definido em cada reunião
- Humildade para acatar as orientacoes do professor , capacidade de aceitar desafios e realizar as tarefas
Areas de Interesse
- Sistemas Operacionais
- Redes de Computadores
- Sistemas Distribuidos, Tecnologia de Objetos Distribuidos
- Middelware , Middleware Reflexivo e Grid
- Computacao Ubiqua, Pervasiva e Nomade
- Sistemas Embutidos / Embarcados, Automacao
- Tolerancia a Falhas
- Sistemas de Alto Desempenho
- Jogos (distribuidos, on-line, tempo-real)
Tecnologias / Ambientes
- UNIX, PalmOS, Windows CE
- Sockets, RMI, COM / DCOM
- CORBA, Jini, .NET
- Tecnologias para Web (Applets / Servlets, ASP.NET, PHP, JSP, etc.)
- Java, Java para sistemas embutidos, XML, UML
- Programação Concorrente / Programação Paralela (ambientes, ferramentas, linguages)
- Sistemas de Multimídia Distribuidos / Mbone (Vídeo Conferência, RTP)
- Sistemas Tolerantes a Falhas e de Alta Disponibilidade
- VRML - Ambientes virtuais
Sugestoes
- interface grafica para um ambiente de arquiteturas de software (Java)
- rede OSI para um barramento de portas seriais (C, C++)
- analisador de pacotes de redes Ethernet (Assembly, C ou C++)
- interface SNMP para o PCROUTE (Assembly, C ou C++)
- aplicacoes multimidas desenvolvidas em ambiente de configuracao (Java e Java Media Framework)
- chat para mundos virtuais em VRML (VRML e Java)
- simluadores de memoria virtual
- pequenas aplicacoes em robotica (LEGO, de preverencia)
- outras.
Projetos orientados e em andamento (lista incompleta)
- Análise do protocolo HTTPD
- Gerenciamento de Redes
- Sistemas Distribuídos na Internet
- DCE - Web
- Mr. Postman: um leitor de correio eletrônico POP
- Mbone: Multicast Backbone da Internet
- Simulador de CPU / Escalonamento