Orientação de Projeto Final

Prof. Alexandre Sztajnberg

Prazos

  1. O contato inicial deve ser feito preferencialmente  12 meses antes da data da defesa
  2. O projeto deve ser iniciado preferencialmente  12 meses antes da data  (pretendida) para defesa
  3. O projeto deve ter preferencialmente duração mínima de 9 meses e máxima de 24 meses

Partes exigidas

  1. Partes conceituais (estudo dos conceitos evolvidos diretamente ou relacionados)
  2. Programação (o projeto deve ter necessariamente uma parte de programação em UNIX ou Windows, com C, C++, Perl, ADA, Java, Pascal ou algma OOL)
  3. Documentação do projeto

Postura do aluno ou grupo

  1. Disponibilidade para realizar o projeto e forte desejo de terminar o projeto
  2. Assiduidade nas reuniões com o orientador
  3. Relatórios ou atas do que foi definido em cada reunião
  4. Humildade para acatar as orientacoes do professor , capacidade de aceitar desafios e realizar as tarefas

Areas de Interesse

  • Sistemas Operacionais
  • Redes de Computadores
  • Sistemas Distribuidos, Tecnologia de Objetos Distribuidos
  • Middelware , Middleware Reflexivo e Grid
  • Computacao Ubiqua, Pervasiva e Nomade
  • Sistemas Embutidos / Embarcados, Automacao
  • Tolerancia a Falhas
  • Sistemas de Alto Desempenho
  • Jogos (distribuidos, on-line, tempo-real)
Tecnologias / Ambientes
  1. UNIX, PalmOS, Windows CE
  2. Sockets, RMI, COM / DCOM
  3. CORBA, Jini, .NET
  4. Tecnologias para Web (Applets / Servlets, ASP.NET, PHP, JSP, etc.)
  5. Java, Java para sistemas embutidos, XML, UML
  6. Programação Concorrente / Programação Paralela (ambientes, ferramentas, linguages)
  7. Sistemas de Multimídia Distribuidos / Mbone (Vídeo Conferência, RTP)
  8. Sistemas Tolerantes a Falhas e de Alta Disponibilidade
  9. VRML - Ambientes virtuais

Sugestoes

  • interface grafica para um ambiente de arquiteturas de software (Java)
  • rede OSI para um barramento de portas seriais  (C, C++)
  • analisador de pacotes de redes Ethernet (Assembly, C ou C++)
  • interface SNMP para o PCROUTE (Assembly, C ou C++)
  • aplicacoes multimidas desenvolvidas em ambiente de configuracao (Java e Java Media Framework)
  • chat para mundos virtuais em VRML (VRML e Java)
  • simluadores de memoria virtual
  • pequenas aplicacoes em robotica (LEGO, de preverencia)
  • outras.

Projetos orientados e em andamento (lista incompleta)

  • Análise do protocolo HTTPD
  • Gerenciamento de Redes
  • Sistemas Distribuídos na Internet
  • DCE - Web
  • Mr. Postman: um leitor de correio eletrônico POP
  • Mbone: Multicast Backbone da Internet
  • Simulador de CPU / Escalonamento